Quatro motivos para levar as crianças na Reunião de Jovens e Menores

Não é de hoje que são realizadas Reuniões para Jovens e Menores nas dependências da Congregação Cristã no Brasil. Estas reuniões, como o nome já diz, são destinadas às crianças e à mocidade, e têm o mesmo formato e liturgia de um santo culto, porém com a liberdade para os recitativos. Na ocasião, jovens e crianças declamam, de mente e coração, versículos bíblicos ou, até mesmo, os “Pontos de Doutrina e da Fé que uma vez foi dada aos santos”, como é conhecida a confissão pública de fé da Congregação.

Muitos pais dizem sentir pena de acordarem seus pequenos pupilos para irem à RJM que, geralmente, acontece nas manhãs de domingo. Mas, neste texto, vamos falar quatro motivos para levar as crianças na RJM. Para isso, vamos usar o Hino 433 – Na santa escola como inspiração e fazer comparações entre levar um filho à escola e levá-lo à santa escola, para ilustrar melhor o que queremos transmitir.

  • Na santa escola do Mestre eterno há bem superno.

Todos sabemos da importância da Educação, do estudo, do ensino. É fundamental que incentivemos nossas crianças a gostarem de estudar, de frequentar a escola, tirar boas notas, aprender com dedicação. É através da Educação que a sociedade se constrói mais justa, mais digna, com maiores oportunidades de acesso a bons empregos e boas universidades. Se sabemos disso tudo no tocante a uma escola de Ensino Fundamental e Médio, o que dizer de uma Santa Escola onde há um bem superno? Pra quem não sabe, superno significa “muito elevado”. É lá que aprendemos as coisas dos céus e firmamos as nossas estacas na Rocha, que é Jesus Cristo. Se desejamos que nossos filhos, na medida do possível, estudem nas melhores escolas, com o objetivo de que estejam preparados para a vida adulta, não é mais elevado bem para eles que estejam preparados para  vida eterna frequentando a santa escola do Senhor?

  • Na santa escola o Mestre amado é adorado.

Somos a igreja de Jesus Cristo, Aquele que tem o Seu trono nos céus. É a Ele Quem adoramos em Espírito e em Verdade, como fiéis adoradores. Ele é o centro da nossa fé, a Pedra principal da esquina. Ao longo da vida, nossas crianças serão incentivadas pelo mundo a admirarem personalidades notáveis por seus feitos, sua produção artística ou literária, mas somente levando-as à Santa Escola é que elas saberão a Quem somente deverão tributar toda a sua devoção, Àquele que por eles na cruz morreu e agora os conduz para o lar que prometeu. Cristo ama as criancinhas e é delas o reino dos céus!

  • Na santa escola o Mestre ensina a sã doutrina.

No livro dos Provérbios, capítulo 22, verso 9, lemos que devemos instruir a criança no caminho em que deve andar para que, até quando envelhecer, não se desvie dele. Nada como uma mente pura, limpa e fresca de uma criança para absorver com facilidade todo o qualquer conhecimento a ela ofertado. Se desde a tenra idade ensinamos o bom Caminho a elas, certamente por Ele ela vai se enveredar. Na escola comum, nossas crianças vão aprender sobre Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, e muitas outras coisas úteis e fundamentais para o bom desempenho nos universos acadêmico e do trabalho. Mas, é na Santa Escola que as nossas crianças ouvirão o próprio Mestre ensinar a Sua Doutrina, que é a Sua sã Palavra. Isso escola nenhuma poderá oferecer na sua matriz curricular!

  • Na santa escola ao Mestre ouvimos e O servimos.

Se é importante que nossas crianças realizem o dever de casa e as demais atividades propostas por seus professores nas escolas comuns, quanto mais é importante que elas ouçam o Mestre ensinando a Sua sã Doutrina e coloquem em prática o que aprendem na Santa Escola! O que Ele nos manda, procuremos executar, e o que Ele nos pede devemos fazer. Como diz o Espírito Santo: se hoje ouvirmos a voz do Senhor, não devemos endurecer o nosso coração.

Poderíamos ficar escrevendo dezenas e, até mesmo, centenas de motivos para encorajar os pais a levarem seus filhos à RJM, e muitos outros para despertar a mocidade quanto a essa santa oportunidade de crescimento espiritual, mas, certamente, o texto se estenderia demasiadamente.

Para finalizar, deixamos um conselho encontrado na placa de horários de cultos e reuniões da Congregação Cristã nos Estados Unidos da região de Corona, na cidade de Nova York:

“Não mande seus filhos à igreja: venha com eles.”

429040_176820299096880_1133963910_n

Licença Creative Commons
O trabalho Quatro motivos para levar as crianças na Reunião de Jovens e Menores de Fagner Fortunato está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://ccbmensagens.wordpress.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://ccbmensagens.wordpress.com/.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s