Afinal, o que é a Graça?

A Graça Maravilhosa do Filho de Deus não é placa de igreja, não é título de denominação. A Graça é o favor imerecido que recebemos de Deus, através de Cristo Jesus, Seu Filho, enviado ao mundo, puro, inocente, sem pecado, para nos remir de nossas iniquidades e transgressões.

Na Epístola aos Efésios, no capítulo 2, o apóstolo Paulo explica um pouquinho melhor a respeito disso:


“E vos VIVIFICOU, estando vós MORTOS em ofensas e pecados. Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como os outros também.”


No trecho acima, pudemos ler que nós estávamos MORTOS nos nossos pecados, e não tínhamos nada para sermos redimidos perante Deus, não tínhamos nenhuma sequer virtude que pudesse nos livrar e já éramos filhos da ira de Deus, como os outros que ainda não foram agraciados por Ele também são. Mas, eis que, não tendo nenhum merecimento, a Graça nos alcança:


“Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo Seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com Ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da Sua graça, pela Sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.”


Ou seja, Deus, pela Sua infinita bondade e magnânimo amor, nos alcançou, por Sua Graça, em Cristo Jesus, e nos tornou a vivificar n’Ele, e ressuscitar por Ele. Jesus Cristo é a Graça!


“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé…”


Vemos aqui a clara explicação de que Jesus Cristo é a Graça. Somente por Ele podemos ser salvos. Se não fosse Ele, jamais seríamos. Estaríamos ainda mortos em nossas ofensas e pecados. Somos salvos por Ele, por intermédio da fé, visto que sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6) e que todo o que crer [ter fé] e for batizado, será salvo (Marcos 16:16). E Paulo complementa:


“(…) E isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”


Por fim, entendemos claramente que se não fosse a Graça de Deus ter-nos alcançado, jamais teríamos conseguido obtê-la, porque isso não vem de nós, mas é dom de Deus. Deus nos agraciou com Jesus Cristo, em Quem cremos e no Qual fomos batizados para perdão de nossas ofensas e pecados. (Atos 2:38)

Nenhuma obra nossa seria capaz de alcançar o favor do Senhor, nenhuma! Justamente para que ninguém se glorie… A glória toda é de Deus! Fomos feitos novas criaturas perante Ele, em Cristo Jesus, para novidade de vida, fazendo-nos caminhar em boas obras como resultado da irresistível Graça de Deus, não tendo as obras como meio para obtê-la.

Louvado seja Deus por esta tão maravilhosa, sublime, excelente e inefável Graça ter-nos alcançado mesmo que estivéssemos mortos em ofensas e pecados.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s