“Debaixo do sol tudo é vaidade”

Autor: Murilo Nascimento / Revisão: Joaquim Avelino Júnior

Recentemente, deparei-me com uma cena que seria engraçada, se não enojasse: algumas pessoas completamente alteradas em uma página do Facebook, pelo simples fato de verem a fotografia da irmã Anna Spina Finotti – conhecidíssima na Congregação Cristã no Brasil – usando um colar, aparentemente, de pérolas. O mais interessante nisto é que muitas das pessoas indignadas com a foto estavam muito mais ataviadas que a própria irmã Anna. Ao visualizar os perfis das que criticavam, encontrei mulheres portando brincos e pinturas exageradas ou até mesmo (faço questão de citar) com o cabelo alisado (na marra) e pintado.

Não sou adepto do tão descontextualizado “Não julgueis”, dito por Jesus no Sermão da Montanha, aliás, isto daria outro texto, explicando corretamente o que Jesus queria dizer ali. Porém, a hipocrisia arraigada em nosso meio muito me enoja. Pouco me importa o que fulano traz no pescoço ou no pulso, pois como humano e errante, estou sujeito às mesmas fraquezas do meu próximo, inclusive a vacilar e até mesmo a cair. O mesmo preço que foi pago pela alma dele foi pago também pela minha, por isso ambos prestaremos contas ao Senhor. Não uso o hino 260 (“Sou servo inútil, ó Deus piedoso”) como amuleto depois das besteiras que cometo, mas procuro sempre servir e buscar a DEUS na porçãozinha que Ele me concedeu.

Cabe a mim, recolher-me cada dia mais à minha insignificância, fazendo-me mais dependente da Graça e Misericórdia de DEUS; tendo cuidado da minha própria vida, a fim de deixar toda a prática do mal; e lembrando-me do que foi escrito pelo apóstolo Paulo:

“Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia” (I Co 10:12).

Afinal, já diziam os antigos: Quem tem telhado de vidro, não joga pedra na casa alheia.

Deixe um comentário

